A recente iniciativa divulgada em evento do dia 24 de janeiro último por parte da FECOMERCIO-DF, ao oferecer apoio psicológico aos servidores da PMDF, é um ato louvável que destaca a solidariedade do setor comercial com nossos valorosos policiais. A saúde mental é um pilar essencial para o bem-estar e eficiência de nossas forças de segurança, principalmente quando observamos a pressão inerente à profissão e as trágicas consequências que podem surgir, como o incidente ocorrido em 14 de janeiro.
No entanto, esta medida, embora positiva, realça a necessidade urgente de uma política efetiva do governo do DF, da Secretaria de Segurança Pública e da própria Polícia Militar para a preservação da saúde física e mental dos policiais. O efetivo policial, atualmente sobrecarregado, enfrenta uma multiplicidade de funções sem o devido reconhecimento ou descanso. Subtenentes atuam como tenentes; tenentes como capitães; capitães como majores, em um ciclo vicioso de sobrecarga e escalas exaustivas.
Não é apenas a ausência de folgas que preocupa, mas a impossibilidade de cultivar qualidade de vida, imprescindível para a manutenção da integridade física e psicológica. A adoção de uma estrutura de apoio consistente e permanente é imperativa para o bom desempenho e a segurança dos nossos policiais, que dedicam suas vidas à proteção da sociedade. É tempo de ação e cuidado, por parte do Estado, com aqueles que zelam por nossa segurança. Este é uma das pauta importantes para o meu mandato em 2024.
Deputado Iolando
Comentários